25 de ago. de 2009

Superbandas

Hoje em dia vemos cada vez mais aparecerem as chamadas “superbandas”. Algumas enchem os olhos com suas formações supersônicas, outras dão um pouco de medo pela junção de elementos e estilos tão diferentes. Algumas são formadas por diversão e amizade entre os músicos, outras são formadas simplesmente para dar lucro. Algumas duram alguns discos, outras não duram nem uma turnê. E outras, quem sabe, podem ser eternas.

O que importa é que hoje temos algumas superbandas que merecem ser ouvidas e comentadas pelo respeito a seus integrantes.

Olha o caso do Velvet Revolver. Banda formada por Slash, Duff e Matt Sorum (ex-integrantes do Guns n’ Roses), Dave Kushner (ex-Wasted Youth) e mais o vocalista Scott Weiland (Stone Temple Pilots), que entrou na banda depois de um concurso. Lançaram 2 discos – Contraband (2004) e Libertad (2007) - na minha opinião, ambos muito bons, e depois começou a rolar treta entre os integrantes, culminando com a demissão de Scott Weiland, que agora está de volta ao Stone Temple Pilots. A banda continua procurando novo vocalista, e surgiram boatos do Sebastian Bach do Skid Row. Medo?

Tem também o Audioslave. Durou 3 discos – Audioslave (2002), Out Of Exile (2005) e Revelations (2006). Banda formada por Chris Cornell (ex-Soundgarden) com Tom Morello, Brad Wilk e Tim Commerford (ex-Rage Against The Machine). Fizeram um puta rock n’ roll e virei grande fã. Mas aí o Rage resolveu se reunir de novo (boa notícia!) com o Zack De La Rocha e o Chris Cornell se vendeu ao sistema e foi fazer música pop. Go to hell!

Ouvi há pouco tempo o disco do Chickenfoot, superbanda formada pelo vocalista Sammy Hagar e o baixista Michael Anthony (ambos ex-Van Halen), Joe Satriani na guitarra e Chad Smith na batera (Red Hot Chili Peppers). Puro rock. Imagina um Van Halen com a guitarra enlouquecida do Satriani. É isso. Aliás, na minha opinão, o Satriani é a espinha dorsal da banda. Vamos ver no que vai dar.

Para os fãs do grunge, hoje temos a dupla Gutter Twins: Mark Lanegan (ex-Screaming Trees) e Greg Dulli (ex-Afghan Whigs). Fizeram um show acústico no Bourbon em SP uns meses atrás que alegrou os fãs do bom e velho grunge com músicas de suas antigas bandas. Mas nada mais além disso.

Banda meio bizarra é o Tinted Windows. Olha isso: James Iha (ex-Smashing Pumpkins) na guitarra, Taylor Hanson (Hanson) nos vocais, Adam Schlesinger (Fountains Of Wayne) no baixo e Bun Carlos (Cheap Trick) na batera. Vocês se lembram do Hanson? Aqueles irmãozinhos loirinhos? Esse aí é o tecladista e vocalista. Puta que o pariu. Eu escutei o disco deles lançado este ano e prefiro não comentar, pois ainda sou fã de Smashing Pumpkins, Fountains Of Wayne e Cheap Trick.

Tá, tem banda nacional também. 9 Mil Anjos. Banda formada por Junior Lima (ex-Sandy & Junior) na bateria, Champignon (ex-Charlie Brown Jr.) no baixo, Peu Sousa (ex- Pitty) na guitarra e o novato Perí no vocal. Nem ouvi nada da banda ainda. Tenho medo, muito medo.

Them Crooked Vultures




Mas o principal motivo deste post é a superbanda Them Crooked Vultures – Josh Homme (Queens Of The Stone Age, Eagles Of Death Metal), Dave Grohl (Foo Fighters, Nirvana, Probot) e John Paul Jones (Led Zeppelin). Fuck! Precisa falar mais alguma coisa?

Tenho certeza que vai ser foda. Os caras vão lançar o álbum "Never Deserved The Future" no dia 23 de outubro e espero ansiosamente por esse momento.

Um comentário:

  1. não considero como uma superbanda, mas como essa banda é formada por integrantes de outras bandas, vou postar aqui. O Me First and Gimme Gimmies (MFAGG) é uma banda que só faz covers de músicas no estilo Punk Covers. Os integrantes da banda são: Spike Slawson - vocal (baixista e vocalista do Swingin' Utters), Joey Cape - guitarra, backing vocal (vocalista do Lagwagon), Chris Shiflett - guitarra (guitarrista do Foo Fighters), Fat Mike - baixo (baixista e vocalista do NOFX) e Dave Raun - bateria (baterista do Lagwagon). Mandei um som deles no nosso programa com o tema Covers (podcast 07)

    ResponderExcluir

Comments? Fala ae!